Gestão de estoque e Logística

Gestão de estoque e Logística

Gestão de estoque e Logística

Se você ficou interessado na gestão de estoque na logística, chegou ao site correto. 

Iremos descrever essa área e detalhá-la, mostrando alguns dos principais objetivos desse serviço dentro da logística. 

Não perca os detalhes abaixo, boa leitura. 

O que é gestão de estoque?

A gestão de estoque tem como principal objetivo manter o controle dos produtos armazenados dentro da empresa. 

É de grande importância que um gestor monitore todo o fluxo de um produto, desde a primeira matéria-prima até a venda do produto finalizado ao cliente. 

O gestor deve criar planos e metas em relação a quais produtos devem ser feitos e em que momento devem ser armazenados para vendas. 

Um bom gestor de estoque deve saber o que deve suprir dentro da empresa, em que quantidade e em que momento, tudo com o intuito de vender na quantidade certa sem ter muitos produtos sobrando. 

Como funciona o gerenciamento de estoque?

O gerenciamento de estoque tem como função gerir todo o processo de fluxo de produtos dentro de sua empresa. 

Nesse ramo, o responsável precisa ter total conhecimento sobre o armazenamento, pedidos, reposição e vendas para poder fazer um bom planejamento para a sua empresa. 

Com um bom gerenciamento, você terá um bom equilíbrio nas vendas dos produtos. Um equilíbrio evita que muitos produtos diferentes sobrem em estoque. Isso aumenta ainda mais os ganhos, pois faz com que a empresa consiga vender os produtos certos na hora certa. 

Para que você possa entender melhor isso na prática, digamos que você tenha uma empresa de chocolate e falta alguns dias para a páscoa. Um bom gestor solicitará que o setor comece a fabricar ovos de páscoa para vendas. 

O gestor irá fazer um planejamento. Quantos ovos de páscoa a empresa precisa para se dar bem? Ele escolhe a quantidade ideal para venda, de modo que não fique faltando chocolate nem sobrando em estoque. 

Ao escolher a quantidade ideal, você lucra com as vendas sem sofrer com desperdícios de produção.  

Para poder ter um bom gerenciamento, uma análise mais aprofundada e detalhada é essencial. Esteja sempre estudando e avaliando o local em que a empresa está situada.

Alguns locais específicos costumam ter um padrão. Vou usar São Paulo como exemplo: um dos eletrodomésticos mais vendidos é o micro-ondas. Nesse caso, vale a pena vender micro-ondas, pois o retorno é certo. 

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Por que fazer uma boa gestão de estoque é importante para sua empresa?

O principal motivo está no ótimo gerenciamento financeiro que esse método deve propor. Com um bom gerenciamento, a empresa poderá lucrar mais e diminuir seus gastos. 

Tipos de estoque

Tipos de estoque

Estoque de antecipação

Esse estoque tem como função manter a empresa abastecida de produtos específicos em determinadas datas do ano. Para fazer uma boa gestão nesse tipo, é necessário analisar quais são os produtos mais vendidos em certas datas. 

Esse tipo de estoque acontece quando uma empresa prevê uma alta demanda de produtos. Irei dar o exemplo da páscoa novamente. Vamos supor que faltam poucos dias para a páscoa, o que o gestor deve propor?

Nesse caso, é bom que a sua empresa tenha produzido muitos ovos de páscoa para pôr em estoque. É basicamente assim que funciona o estoque de antecipação: antecipando-se a uma demanda futura. 

Em alguns momentos pode ocorrer uma greve que pode impactar a produção de produtos X. O certo a se fazer é prever essa greve, deixando muitos desse produto X em estoque para vendas. 

Com isso, você consegue disparar em vendas em comparação com outras concorrentes, caso a empresa concorrente não tenha feito a antecipação de produtos em falta. 

Os períodos onde as pessoas mais compram eletrônicos como celular é na Black Friday. Por que não fazer a estocagem antecipada deste produto? Fazendo isso, você obterá muitos lucros. 

Estoque consignado

Esse estoque refere-se aos produtos que ficam armazenados em uma empresa. Estes produtos pertencem a um fornecedor dessa empresa. 

Isso quer dizer que a empresa tem esses produtos, só que esses produtos não pertencem à empresa, mas sim ao fornecedor. 

Esse tipo de estoque se trata de um acordo entre o fornecedor e a empresa para que esta possa ofertar alguns produtos para venda. 

Depois que a venda estiver concluída, a empresa deve repassar parte do valor da venda para o fornecedor. 

Para que esse processo ocorra na prática, o fornecedor e a empresa precisam entrar em um acordo em relação às datas. Assim o fornecedor pode ir à empresa a cada um mês, uma semana ou dois meses, para fazer o balanço dos lucros. 

Esse balanço é basicamente o acordo e a divisão dos lucros para o fornecedor e a empresa. Ele é calculado com base no número de produtos vendidos. 

Estoque de ciclo 

Esse tipo de estoque costuma vender produtos que entram em alta e saem depois de um período curto de tempo. 

Para entender melhor: digamos que estejamos em um período em que estão vendendo muitas bolsas de um modelo Y. A empresa deve produzir essa bolsa em ciclos, para que não falte nenhum modelo para os clientes. 

Esse ciclo de venda tem produtos que acabam morrendo no mercado, com menos pessoas querendo consumi-los.

Por isso, é necessário estimar o tempo em que esse produto conseguirá se manter em alta. Fazendo essa análise, você saberá por quanto tempo poderá manter esse ciclo de produção, sem gastar com produção desnecessária. 

Estoque inativo

Estoque inativo representa aqueles produtos que tiveram um fracasso nas vendas e agora estão inativos dentro da empresa. 

O período de inatividade desses produtos representa gastos desnecessários para a empresa. 

Para evitar que isso ocorra, mantenha uma gestão de estoques proativa na empresa. Assim, você estará sempre um passo à frente de outros concorrentes, pois você saberá qual produto deve ser descartado depois de um número exato de produção. 

Vale lembrar que a empresa ainda pode vender esses produtos por um valor um pouco mais baixo nos momentos certos, minimizando as perdas. Apenas tome cuidado para não baixar demais o valor, pois pode ser ruim para a marca. 

Dropshipping

Nesse modelo, é possível ter um E-Commerce sem precisar manter produtos em estoque na sua empresa. 

A empresa não atua como principal gestor, mas sim como intermediário. Quem faz a gestão é o fornecedor. 

A empresa atua apenas como vitrine, mostra o produto em sites para que o pedido possa chegar até o fornecedor. 

Com as vendas vindo, o valor que você ganhará será estabelecido a partir de um acordo da empresa com o fornecedor. 

Para ter sucesso nesse modelo de estoque, é necessário procurar fornecedores confiáveis, pois assim você poderá lucrar bastante com uma porcentagem das vendas. 

Estoque de segurança

Esse tipo de estoque tem como principal objetivo minimizar os riscos relacionados à falta de produtos para demandas. 

Para evitar esse tipo de problema, é preciso que a empresa armazene uma quantidade extra de produtos em alta. Isso fará com que a empresa fique preparada para algumas flutuações de oferta comuns no mercado. 

Dessa forma, não faltarão determinados produtos para os clientes. Esse método é necessário em qualquer empresa e não pode faltar. 

Estoque de contingência 

Esse tipo de estoque tem como principal objetivo manter algumas reservas de produtos adicionais para lidar com imprevistos relacionados à cadeia de suprimentos. 

Por exemplo, imagine que determinado produto está em falta no mercado há 2 meses devido a alguma crise climática. Se você tiver esse produto durante esses 2 meses, conseguirá disparar no número de vendas em relação às concorrentes. 

Por esse motivo, é bom ter determinados produtos na reserva para vendas. Para isso, é necessário analisar as demandas atuais e futuras para saber qual produto poderá ficar em falta. 

Principais métodos de gestão de estoque 

PEPS/FIFO

Essa gestão significa ‘’o primeiro a entrar é o primeiro a sair’’. Isso acontece quando os estoques são armazenados em fila, fazendo com que o primeiro produto a chegar seja o primeiro a vender. 

É um método de controle de estoque bastante utilizado para evitar desperdícios, principalmente se tratando de produtos com data de validade, que geralmente são alimentos. 

A principal vantagem desse método é que ele te dá mais segurança ao fornecer produtos que exigem um prazo menor de vendas. Dessa forma, você evita perdas com produtos que têm data de validade.

UEPS/LIFO 

Nesse tipo de estoque, o produto mais recente é o que tem que ser vendido primeiro, ou seja, o último a entrar é o primeiro a sair. 

Os produtos que entram nessa categoria não possuem prazo de validade e podem ser vendidos a qualquer momento. 

Recomendamos que faça a venda desse tipo de produto quando ele atingir um pico de preço, assim, você conseguirá obter mais lucros com as vendas.  

Curva ABC 

A curva ABC é um método de gestão em que o estoque é separado em itens de maior importância. O A é mais importante que o B, e o B é mais importante que o C. 

A curva A precisa corresponder a 20% do total de itens no estoque, sendo representada pelos produtos mais caros da empresa. 

A curva B precisa corresponder a 30% de itens no estoque, tendo um nível médio de importância e demanda.

Já a curva C precisa corresponder a 50% de itens, sendo representada pelos produtos mais baratos da empresa.

Essa curva ABC é um dos melhores métodos de organização e planejamento, que tem como principal objetivo vender todos os produtos na quantidade e data desejada, para que possa obter ganhos frequentes.  

No fim, a curva ABC é uma forma simples de organização, que ajudará a priorizar os recursos que devem ser vendidos de forma estratégica. 

Just in time

Just time em português significa ‘’no momento certo’’ e se trata de uma estratégia em que a empresa consegue comprar a matéria-prima no momento certo e também vender dentro de um prazo estipulado, evitando estoques.  

Dessa maneira, a empresa não terá nenhum estoque estagnado, melhorando ainda mais o fluxo de vendas. 

Um dos objetivos principais desse método é evitar que haja desperdício de matéria-prima, vendendo os produtos na quantidade certa. 

Com as vendas, a empresa pode produzir mais matéria-prima com os ganhos, lucrando ainda mais com esse tipo de gestão. 

É preciso que o gestor tenha controle total sobre o fluxo de produção da empresa e também sobre os consumidores para ter noção total sobre os produtos em alta no momento. 

Custo médio

Custo médio é um método de contabilidade alternativo dentro da logística. Esse método tem a função de mensurar os lucros com o estoque da empresa. 

Esse método é fácil e essencial, pois mede muito bem os valores ganhos com determinados produtos, fazendo com que sua empresa possa lucrar mais no futuro. 

Ter uma média é muito importante, já que permite ao gestor identificar padrões de venda com mais facilidade. 

Ao identificar padrões de venda, você determina a quantidade certa de produtos a ser vendido, evitando desperdício de matéria-prima.

Custo específico ou do preço específico

É uma opção recomendada para quem está vendendo produtos com preços elevados, como carros, máquinas, motos, entre outros. 

O principal objetivo desse método é se atentar ao preço específico de determinado produto. Após ter conhecimento do preço médio desse produto no mercado, você poderá fazer ofertas mais vantajosas aos consumidores, saindo na frente em vendas. 

A principal vantagem desse método reside na precisão de controle sobre os custos individuais de cada item. 

Custo a preço de venda a varejo

A venda a varejo é a venda direta do produto ao consumidor final. Por isso, o custo de um produto vendido a varejo já inclui todas as despesas da empresa com a venda do produto, como gastos com transporte, marketing e custo de produção.

A logística de varejo tem como finalidade garantir que os produtos de lojas e supermercados estejam disponíveis na quantidade certa no momento certo para esse consumidor final.

Para esse tipo de método, é importante que o gestor elabore uma estratégia eficaz, observando as principais demandas do consumidor em cada período do ano.

Por que a gestão de estoque é importante?

Gestão de estoque é superimportante por ter um papel fundamental nas finanças da empresa. 

Ter uma boa gestão significa ter uma boa contabilidade, planejamento e também organização em relação ao estoque da sua empresa. 

Dessa forma, a empresa conseguirá gerir muitos lucros através de vendas flexíveis com o intuito de reduzir os gastos com matéria-prima, colocando a quantidade certa de itens em estoque. 

Como fazer uma gestão de estoque eficiente?

É preciso analisar e saber quais produtos estão em alta para poder vender bastante e lucrar com isso. 

Também é necessário avaliar os períodos do ano, pois alguns tipos de produtos costumam vender mais em determinadas datas. 

Como fazer uma gestão de estoque eficiente

Para ter uma boa gestão de estoque, é bom ter conhecimento de compra e também escolher os melhores produtos. Separe os produtos em prioridade, analisando qual tipo de material vende mais rápido e qual demora mais. 

Escolha a quantidade correta de produto para que não falte para vender e nem sobre. Ter equilíbrio e um senso analítico é importante nessas escolhas. 

Qual a melhor ferramenta para realizar a gestão de estoque?

A curva ABC é a melhor ferramenta quando se trata de gestão de estoque, já que ela consegue analisar e colocar produtos em sua prioridade e importância de venda. 

Dessa forma, o fluxo de pedidos de produtos em uma empresa será mais orgânico, garantindo um retorno ainda melhor.

Desafios do gerenciamento de estoque

Os principais desafios no gerenciamento de estoque estão em saber usar determinada ferramenta no momento exato. 

Para isso, é bom ter um gestor que saiba analisar bem todas as situações e esteja informado sobre as principais ofertas e demandas de sua empresa. 

Tipos de sistemas de gerenciamento de estoque

No geral, existem 3 tipos de gerenciamento de estoques. Confira abaixo:

Sistema de estoque constante: é o tipo de sistema mais atualizado, por utilizar softwares que conseguem fornecer informações sobre as vendas de um produto em tempo real. 

Sistema de estoque periódico: esse sistema de estoque também tem a intenção de fazer contagens dos produtos, porém, é feito de forma semanal ou mensal, utilizando leitores, como barra de códigos.

Sistema de estoque manual:  é o tipo de contagem física, feita a olho nu. Esse tipo de contagem demora mais e é feita por empresas pequenas. 

O futuro do gerenciamento de estoque

O uso de tecnologias e softwares que ajudam na contabilidade vem crescendo cada vez mais. Por esse motivo, é bom que um gestor tenha experiência com a inovação. 

A tecnologia facilita o trabalho do gestor, fazendo com que ele possa realizar mais análises em menos tempo. Por conta disso, no futuro, muitas empresas irão investir em digitalização e automação. 

Conclusão

Gestão de estoque e Logística

Perguntas Frequentes

O que significa gerenciamento de estoque?

É o processo de avaliação do fluxo de mercadoria que está sendo transportado e vendido dentro de uma empresa. Esses produtos são armazenados e embalados para serem deixados em estoque. 

O gerenciamento é a avaliação de todo processo de venda e devolução dos pedidos realizados pelos consumidores. 

Quais são os 3 tipos de sistemas de gerenciamento de estoque?

Os 3 principais tipos de sistemas de gerenciamento de estoque são: Just in time, PEPS/FIFO e UEPS/LIFO.

Quais são as 5 principais etapas do gerenciamento de estoque?

As 5 principais etapas que devem ser seguidas em ordem são: pedidos, produção, armazenamento do produto, vendas e reposição. 

São etapas essenciais no gerenciamento de estoque. 

Qual ​​é o principal objetivo do gerenciamento de estoque?

O principal objetivo é garantir que a empresa lucre mais através do planejamento e análise do gestor de estoque. 

O que é gestão de estoque logística?

É a gestão que visa estabelecer planos e metas com o intuito de obter mais lucros. 

O gestor está sempre de olho no fluxo e processo por que as mercadorias passam até chegar ao cliente. 

Quais os 4 pilares da gestão de estoque?

Os principais pilares são: planejamento, gestão de inventários, otimização de estoques e relacionamento com fornecedores. 

Quais os principais 2 tipos de gestão de estoque?

Sistema de gestão empresarial e sistema de gestão de armazenagem. 

Como funciona a gestão de estoque?

A gestão de estoque funciona através de planejamentos e organização de certos produtos que serão vendidos e transportados. 

Com uma boa gestão, a empresa lucrará mais e terá menos perdas em relação aos produtos adquiridos e produzidos para venda. 

Qual é o salário de um gestor de estoque?

O salário de um gestor de estoque em média é de R$ 2.000,00.