CRM Logística

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CRM Logística

CRM é super importante em uma empresa e vem sendo cada vez ideal, para manter as vendas em alta.

Se quer saber como funciona um bom CRM em uma empresa, fique atento a todos os detalhes e respostas que deixamos para o seu proveito. 

Tenha uma boa leitura. 

O que é o CRM na logística?

O CRM é uma ferramenta que tem como principal intuito manter um ótimo relacionamento entre a empresa e o cliente. 

Esse relacionamento é super importante, pois ajuda bastante nas vendas da empresa, mesmo que o CRM não seja uma ferramenta sobre vendas. Ela apenas aproxima o cliente da empresa, dando total confiança nas compras futuras.

Essa ferramenta mantém contato com o cliente começando no momento em que o pedido de produto é feito. Ela dá total apoio e suporte ao cliente.  

Desse modo, o cliente poderá trocar produtos, pedir reembolso e também buscar informações atuais da localização do seu pedido. 

O CRM também atua após a chegada do pedido, pedindo feedbacks e agradecendo a espera do cliente.

É dando um bom atendimento ao cliente que essa ferramenta atua, pois isso faz com que ele fique confiante com a empresa e faça outros pedidos futuros por lá, alavancando ainda mais as vendas de certos produtos nessa empresa. 

Essa é uma das etapas mais importantes que uma empresa de logística deve seguir, oferecendo essa ferramenta de suporte no site em que o cliente possa fazer o pedido. 

Saiba tudo sobre consultoria de logística com nosso artigo.

O que é o CRM?

CRM é uma sigla em inglês que, passando para o portugues fica: gestão de relacionamento com o cliente.

É um software que tem como principal função facilitar a comunicação entre o cliente e o vendedor, para que possa ter outras compras futuras através da confiança e responsabilidade que o vendedor passa com o uso dessa ferramenta. 

Essa ferramenta, apesar de ser apenas um método de melhoria no relacionamento do cliente com a empresa e vendedor, ela também consegue melhorar a logística como um todo, pois consegue obter clientes fiéis e também novos clientes através de recomendações.

O que é o CRM

Por que o CRM é importante na logística?

Porque melhora e muito as vendas que uma empresa de logística pode ter, já que, através de um bom relacionamento, a empresa consegue assegurar clientes fiéis que façam compras futuras na empresa. 

Um bom atendimento também influencia bastante em uma boa reputação da empresa, já que muitos clientes costumam elogiar esse tipo de coisa nas redes.

Dessa forma, novos clientes podem aparecer constantemente na empresa que adotar a melhor gestão de relacionamento. 

Funcionalidades do CRM que facilitam a logística

O CRM tem algumas funcionalidades importantes, pois ajuda a empresa a ter uma boa logística com os seguintes benefícios abaixo.

Rastreamento e monitoramento de produtos: é essencial para a empresa e o cliente, estabelecendo uma comunicação sobre o atual estado do produto, podendo fazer a troca imediata caso ocorra algum imprevisto, mantendo o cliente informado sobre o produto. 

Canal de comunicação direto: tem como principal função potencializar o relacionamento entre cliente e empresa, para que ele possa saber da exata localização do produto a todo momento que for necessário. 

Métricas e relatórios: é responsável por criar métricas e estratégias traçando datas em que determinados produtos serão enviados. Essa funcionalidade ajuda muito na organização de produtos a serem entregues. 

O que muda com o uso do CRM no processo logístico?

As mudanças no processo logístico são percebidas a médio e longo prazo, pois o CRM otimiza todo o processo de qualquer entrega. 

Com uma comunicação com o cliente, você não precisará de planilhas e outras papeladas para fazer cálculos de entrega. Tendo contato direto com o cliente, você poderá marcar o dia exato de entrega. 

Assim, o fluxo de entregas dentro de uma empresa é otimizado e mais organizado, fazendo com que venda mais produtos para os mesmos e também para novos clientes que entram através da recomendação de outro pelo bom atendimento. 

O CRM também é uma das principais ferramentas responsáveis pelo nome da empresa no mercado, pois, com um bom uso, os clientes darão feedbacks constantes, melhorando a reputação da empresa no mercado.

Leia também nosso artigo sobre a Gestão de estoque e Logística.

Qual o momento ideal de contratar um serviço de CRM?

Quando a empresa estiver em constante crescimento é o momento ideal, pois com um bom CRM, a empresa continuará a crescer tendo picos ainda maiores de vendas. 

Se não tiver um bom atendimento, a empresa não irá conseguir assegurar clientes antigos e nem ganhará novos clientes com facilidade. Por esse motivo é bom contratar um bom serviço de CRM. 

É através de um bom atendimento que você consegue assegurar clientes antigos e ao mesmo tempo ganhar clientes novos, melhorando ainda mais os lucros do negócio. 

Vantagens do CRM na cadeia de suprimentos

Acompanhamento de entregas

O funcionário responsável pelo CRM também tem total informação sobre a entrega do produto para o cliente e por qual caminho o produto está prosseguindo. 

Ele está sempre atento ao estado atual do produto e também possui contato direto com o cliente, alertando sobre a situação atual do pedido.

Essa relação e comunicação é feita de forma humana, para que o cliente fique satisfeito com o atendimento. 

Esse profissional também é responsável pelo reembolso, trocas e também por adicionar produtos, caso ainda não tenha sido enviado. 

Acompanhamento da jornada de compra

O profissional em CRM cria um relacionamento com o cliente, seja por email ou via chat através do site. 

Ele mantém o cliente sempre informado sobre a atual localização do produto, informando se tal pedido será entregue na data estimada ou não. 

Isso é muito importante, pois é um dos fatores que mais aumentam a confiança entre vendedor e cliente. 

Tratativas automáticas

É responsável por ter contato imediato com o cliente caso haja algum imprevisto com o pedido, fazendo com que o cliente possa fazer a troca solicitando outro produto, ou o mesmo se quiser. 

Com um contato imediato o produto não chegará tão atrasado até o cliente e isso evita frustrações por demora de entrega. 

Métricas e relatórios

Estabelecem metas e estratégias sobre qual produto deve ser enviado antes e depois para determinados clientes. 

Isso melhora muito o fluxo de entrega e organização dentro de uma empresa, gerando mais lucros com as possíveis vendas dos produtos. 

É bom ter um planejamento ideal é escolher produtos a serem fabricados em determinada data do ano. Alguns produtos costumam vender mais e outros menos em um período.

Ao estabelecer essa vantagem na logística de CRM, os produtos chegarão em um boa data e sem atraso para os clientes que fizerem seus pedidos.   

Quais são os 4 tipos de CRM?

  1. CRM analítico

Busca fazer a análise de cada cliente que tenha feito alguns pedidos naquele período, buscando saber quais são as maiores necessidades de entregas rápidas. 

Com a coleta de informações, é possível chegar em um resultado e escolher quais os pedidos que devem ser enviados por urgência e quais podem ser enviados depois.

Esse CRM também analisa as futuras rotas de entregas, enviando primeiro os produtos que estão mais distantes da transportadora.

  1. CRM colaborativo 

É responsável por interagir com equipes diferentes que trabalham em busca do mesmo objetivo, como por exemplo, marketing e vendas. 

As ações de marketing são necessárias pois atraem novos clientes, que, ao atingirem um determinado nível de maturidade e reconhecimento sobre a sua compra, eles podem ser vendidos com maior facilidade para que seja encaminhado para o local do pedido.  

  1. CRM operacional 

O seu objetivo é aumentar a produtividade e facilidade de trabalho entre aqueles que mantêm a comunicação com os clientes.

Para isso, ferramentas de softwares automáticos são usados para responder o contato que o cliente solicitou. 

Após isso, o profissional em CRM entra em contato direto com o cliente, tornando tudo mais fácil e prático no dia a dia de trabalho.

  1. CRM estratégico

É o mais completo e une todos os outros tipos de CRM em um só, tudo com o intuito de alavancar as vendas através de uma estratégia bem planejada e complexa. 

Esse tipo de CRM tem muito mais poder de melhorar a relação da empresa com o cliente, pois é capaz de ter informações necessárias, manter contato e também planejar a data de entrega do produto para o cliente. 

Esse CRM possui o quadro geral sobre os melhores meios de contato direto com o cliente, sendo a mais essencial para grandes empresas. 

tipos de CRM

O que é CRM exemplos?

Os principais exemplos de CRM são encontradas em sites de compras, pois é lá que o cliente consegue manter contato com algum suporte da empresa. 

Também é no site que o cliente poderá acompanhar toda a trajetória do produto até chegar no local do pedido.

Qual o objetivo de CRM?

O principal objetivo do CRM é manter o cliente em contato com o vendedor e a empresa. Geralmente o cliente está sempre em busca da localização e estado atual do pedido. 

Sempre que ocorrer algum imprevisto com o pedido, os profissionais em CRM serão os primeiros a entrar em contato com o cliente, ajudando e muito na resolução de problemas através de um bom atendimento. 

Selecionamoa para você também os Setores da logística.

Qual o objetivo de CRM?

O objetivo é fazer com que o cliente tenha total confiança no vendedor e na empresa através de um bom atendimento. 

Dessa forma, o cliente terá onde comprar com certa confiança e também pode recomendar para outras pessoas, fazendo com que a empresa ganhe novos clientes com o tempo. 

Por que ter CRM?

Porque é essencial no crescimento de vendas e também na reputação da empresa. 

Um bom atendimento ao cliente é capaz de proporcionar grandes vantagens para a logística, pois influencia e muito nos ganhos positivos de uma empresa. 

Como escolher o CRM ideal?

O CRM ideal é aquele que está sempre ativo e disposto a oferecer suporte ao cliente, fazendo com que aumente e muito a confiança do cliente com o vendedor da empresa. 

Outro ponto importante é um CRM que seja bom em fazer análises e traçar estratégias de vendas, pois alguns clientes necessitam que o pedido chegue antes do prazo estimado. 

Desse modo, os clientes estarão satisfeitos com a chegada rápida e organizada do produto que foi pedido.