Caminhão logística

Caminhão logística

Caminhão logística

Se está em busca de conhecimento sobre derivados tipos de caminhões para negócio, está no site correto. 

Aqui iremos descrever algumas das principais funcionalidades e tipos de caminhos para transporte de matéria-prima. 

Fique atento para não perder nenhum detalhe importante. 

O que é um caminhão?

Na logística, existem vários tipos de caminhões. Cada um deles desempenha um papel específico no setor de transporte. 

Esses veículos têm como principal função fazer o transporte de cargas mais pesadas. Isso é possível porque o caminhão é um veículo que possui estruturas resistentes e grandes o suficiente para esse tipo de atividade. 

Antes de darmos prosseguimento, iremos falar sobre caminhões de cargas leves e caminhões de cargas pesadas.

O caminhão de cargas leves foi feito para locomoção de cargas em locais urbanos, já o caminhão de carga pesada foi feito para se locomover em rodovias. 

Saiba também o que é consultoria de logística e tenha todas informações.

Tipos de Caminhões de cargas leves

Tipos de Caminhões de cargas leves

V.U.C

O caminhão V.U.C (veículo urbano de carga) é o tipo de veículo usado para transporte urbano. Como é um caminhão pequeno, ele é leve, te ajudando bastante a se locomover pela cidade. 

Apesar de ser um caminhão de porte leve, ele é capaz de suportar 3,50 toneladas, possibilitando o transporte de vários itens.

Esse caminhão possui um comprimento de 6,30 metros e largura máxima de 2,20 metros. 

Outro ponto importante sobre esse tipo de caminhão é que ele faz parte da lista de exceções do rodízio municipal, por isso, ele pode operar todos os dias, sem restrições de horário.  

Como é um caminhão pequeno, ele é uma boa opção para cidades pequenas e grandes, com o trânsito mais movimentado. Ele também é pouco poluente, sendo útil para a economia de combustível. 

Se o objetivo principal for fazer transporte de produtos dentro da própria cidade, esse caminhão é ideal. 

Ele é um dos mais utilizados para transporte de móveis domésticos, como sofá, TVs, entre outros. 

Toco

O caminhão Toco é um tipo de caminhão de porte médio que possui dois eixos, sendo eles um dianteiro e um traseiro, com rodas duplas em cada um desses eixos. 

Ele possui 14 metros de comprimento e tem uma capacidade máxima de suporte de 8 toneladas. Alguns possuem capacidade máxima de 6 toneladas. Isso irá depender do modelo. 

Sua característica principal se encontra em seu suporte de carga, pois ele tem uma estrutura rígida que permite o transporte de produtos superpesados, mesmo sendo um caminhão de médio porte. 

Por esse motivo, ele traz alguns benefícios, como a opção de carregar tipos variados de produtos do setor alimentício e do setor de materiais. 

No geral, existem 3 modelos de caminhões Tuco, sendo eles: 

Caminhão Toco pequeno: possuem dimensões mais compactas, que facilitam o transporte em áreas urbanas. 

Caminhão Toco baú: é do tipo de carroceria fechada, sendo capaz de carregar cargas mais pesadas com maior segurança. 

Caminhão Toco refrigerado: esse tipo de caminhão é equipado com um sistema de refrigeração ideal para carregar alimentos pesados. 

Truck

O caminhão Truck possui uma capacidade de carga de no máximo 14 toneladas. O seu comprimento é de 14 metros, possuindo eixo duplo. Além disso, ele possui 2,8 metros de largura e 4 metros de altura. 

No geral, há dois tipos de caminhão Truck: o simples, que tem um eixo dianteiro e dois traseiros, e o traçado, que apresenta boa tração nas 4 rodas, proporcionando boa aderência em diferentes terrenos. 

Também há 3 tipos de carrocerias nos caminhões Truck: 

Carroceria de plataforma: esse tipo apresenta carroceria plana, que te permite carregar produtos de formatos variados. 

Carroceria de caçamba: é o tipo de carroceria que pode ser levantada para armazenar areias, pedras, terras, entulhos e outros tipos de materiais semelhantes. 

Carroceria de baú: possui carroceria fechada com o intuito de prevenir roubos e danos ao máximo. É mais utilizada no transporte de cargas importantes e frágeis, com alto custo de produção. 

As principais vantagens desse tipo de caminhão é que ele consegue carregar cargas maiores e de forma segura, já que possui estabilidade por conta das rodas.

Ele é ótimo para carregar materiais de construção, já que pode fazer boas curvas mesmo com cargas mais pesadas. 

Bitruck

O caminhão Bitruck é composto por quatro eixos, tendo dois eixos dianteiros e dois traseiros. Um dos seus eixos da frente é direcional. Já os traseiros são tracionados, o que garante uma maior capacidade de carga.

Esse caminhão, assim como o truck, consegue carregar 14 toneladas, tendo 14 metros de comprimento. Por ser um pouco grande, ele tem dificuldade de se locomover em cidades mais movimentadas. 

O caminhão bitruck é uma ótima opção para transportar cargas mais frágeis, como vidro e alguns tipos de eletrodomésticos, pois ele possui 4 eixos, que influenciam positivamente na estabilidade do transporte. 

Caminhões de cargas pesadas

Caminhões de cargas pesadas

Cavalo mecânico simples

O cavalo mecânico é um tipo de caminhão excelente para negócios, pois ele economiza tempo em transportes pesados de carga. Além disso, ele é a opção perfeita para economizar combustível. 

O cavalo mecânico possui formato parecido com caminhões mais leves. O que muda é que o cavalo mecânico consegue carregar cargas acima de 25 toneladas, tendo modelos que conseguem suportar até 41 toneladas. 

O cavalo mecânico simples é o tipo de modelo que possui 18,60 metros e tem uma capacidade de carga de 25 toneladas. 

Cavalo mecânico trucado ou LS

Assim como o cavalo mecânico normal, o trucado tem a mesma função, que é a de transportar cargas e materiais maiores e mais pesados com segurança. 

A diferença clara é que o caminhão trucado tem um eixo duplo em seu conjunto, que foi projetado para carregar mais peso, conseguindo suportar até 35 toneladas de carga, pois o peso da carga consegue se distribuir por mais rodas. 

Esse tipo de caminhão também consegue transportar materiais mais frágeis, pois não balança muito. 

Bitrem

O bitrem é indispensável no mercado por ser um dos veículos com maiores capacidades de carga. Ele é composto pela parte da frente, que é a cabine, e mais dois compartimentos de carga que ficam atrás.

Por possuir esse tipo de estrutura, ele tem a capacidade de transportar até 57 toneladas com segurança para o condutor. 

A principal vantagem está na quantidade e nos variados objetos que esse caminhão pode carregar, por ser muito forte. 

Essa carreta também pesa menos no asfalto por distribuir bem o peso. Ela também pode suportar um pouco mais de 57 toneladas se o semirreboque estiver bem ajustado na carreta. 

Existem algumas regulamentações do transporte rodoviário para esse tipo de veículo. O caminhoneiro deve respeitar o limite de 60 km/h, rodar apenas pela noite, não ultrapassar outros veículos e manter uma distância de 300 metros sobre os outros veículos. 

Essas regulamentações foram feitas pela CONTRAN. Também lembre-se de que esse caminhão não pode ultrapassar 57 toneladas de carga. 

Rodotrem

O rodotrem é o tipo de caminhão que foi feito para carregar grande quantidade de matéria-prima, já que ele possui capacidade de 74 toneladas. 

Esse caminhão é uma excelente opção para quem pretende transportar cargas superpesadas.

Por ser um veículo robusto e resistente, ele consegue carregar madeiras, aço, fertilizantes, adubos e outros diversos tipos de produtos. 

As regulamentações de uso desse caminhão são as mesmas da bitrem em relação à distância sobre outro veículo. O caminhoneiro deve estar a 300 metros. 

Caminhão fora-de-estrada

O caminhão fora de estrada é um dos modelos mais robustos já feitos, sendo capazes de carregar de 25 a 400 toneladas de material. 

Esse veículo foi feito para cumprir as metas de produção no transporte de carga pesada com um ótimo custo operacional.

Ele possui uma engenharia diferente nos eixos, pneus, caixas e nas caçambas e também são reforçados para ter durabilidade. Os seus ciclos de trabalho são rápidos e curtos.

O caminhão fora-de-estrada foi feito para carregar minério, que é utilizado nas construções civis maiores e na produção de combustíveis. 

É uma ótima opção para quem faz gestão de produtos pesados, que foram feitos para grandes construções.  

Vale lembrar que esse tipo de veículo só pode ser usado em pistas com curvas mais abertas, pois, assim, evita futuros acidentes.

Caminhão Plataforma

O caminhão plataforma é o tipo de veículo mais eficaz no transporte de materiais utilizados para construção e também para o transporte de outros veículos pesados e peças grandes.

Esse caminhão é essencial no ramo de qualquer empresa de logística, pois ele possui uma peça versátil que pode ser trocada e aprimorada. Essa peça funciona como um guincho e facilita bastante na hora de pôr o produto no caminhão.

Ele tem a capacidade de carregar 15 toneladas. Além disso, possui 9 metros de comprimento e 2,60 metros de largura. 

Outro ponto positivo desse caminhão é que ele é uma máquina multifuncional e também possui um ótimo custo-benefício, por ser leve e tradicional. 

Alguns dos tipos de materiais e equipamentos que esse caminhão pode carregar são: veículos, madeira grande ou pequena, aço e até mesmo petróleo.

Caminhão cegonha

O caminhão cegonha é o tipo de máquina que foi feita para carregar facilmente outros veículos, como carros e motos. 

Esse caminhão possui uma capacidade de carregar 29 toneladas de carga e tem 23 metros de comprimento. Como ele é muito grande, só deve ser usado em rodovias abertas.

Esse caminhão consegue chegar à velocidade de 80km/h, o que é bastante para esse tipo de veículo. 

O caminhão cegonha possui dois andares, tendo uma parte superior e inferior. Essas partes juntas conseguem carregar de 10 a 11 veículos. 

Esse tipo de caminhão é essencial para quem tem uma empresa de automóveis, pois ele ajuda muito na logística desse ramo. 

Caminhão Tanque

O caminhão tanque é um veículo que possui um reservatório utilizado para o transporte de líquidos e materiais em estado de pó. A sua capacidade máxima de transporte é de 50 mil litros. 

Eles são abastecidos com combustíveis e outros produtos nocivos e, por esse motivo, o transporte deve ser feito de maneira cuidadosa e adequada para não trazer riscos a ninguém. 

Por conta disso, existem legislações que devem ser seguidas para dirigir esse veículo. Essas regras são estabelecidas pelo CONTRAN (conselho nacional de trânsito).

O motorista necessário para esse tipo de veículo deve ter uma certificação do curso MOPP, que é um dos melhores em desenvolver caminhoneiros. A CONTRAN exige essa certificação. 

Veja também nosso artigo sobre armazenagem em logística e fique por dentro do assunto.

Lei da Balança

A lei da balança diz respeito às regras relacionadas ao transporte de cargas. Essas regras estabelecem as diretrizes para o peso máximo transportado por cada tipo de caminhão. 

A gestão e o caminhoneiro devem seguir essa lei, não podendo ultrapassar o limite de carga.

Cumprir a lei previne acidentes em rodovias e ajuda na integridade dos veículos, impedindo que você perca produtos importantes.

O limite de peso é baseado nos eixos do caminhão. Abaixo, apontamos o limite de carga para cada tipo de caminhão:

Eixo toco: 16 toneladas

Eixo trucado: 23 toneladas

Cavalo toco + carreta LS: 41,5 toneladas

Cavalo trucado + carreta LS:  48,5 toneladas

Cavalo toco + carreta vanderleia: 46 toneladas

Romeu e Julieta trucado: 43 toneladas

A importância dos caminhões na logística brasileira

Os caminhões são muito importantes na logística do país, pois são essenciais na distribuição estratégica de produtos em território nacional. 

Os caminhões efetuam a entrega de diversos produtos, como alimentos, medicamentos, combustíveis, automóveis e móveis de casa. 

A importância dos caminhões na logística brasileira

Setores da indústria que dependem dos caminhões

São os setores de construção civil, setor alimentício, setor de manufatura, setor de coleta de petróleo, setor de e-commerce, entre outros. 

Tipos de caminhões: dicas para escolher o veículo ideal

Você deve pensar no tamanho e nas cargas que serão transportadas em um negócio. 

Para cargas de 2 a 20 toneladas, obter caminhões do tipo de cargas leves é essencial, pois eles conseguem se locomover facilmente. 

Agora, se o objetivo for transportar cargas mais pesadas, o ideal seria obter um veículo que suporte mais de 30 toneladas. 

Existem vários tipos de caminhões para produtos de pesos diferentes. 

Conclusão

Perguntas Frequentes

Quanto custa um caminhão de transportadora?

Um caminhão bom de transportadora possui um preço médio de R$500.000.

Qual a diferença de Transportadora e logística?

Um caminhão de transportadora tem o objetivo único de transportar materiais e produtos mais pesados para uma empresa. 

Já um veículo para logística transporta o produto para o consumidor final.

O que é a logística de transporte?

Logística de transporte é um ramo na área da logística em que o principal responsável tem o dever de planejar o transporte de um produto para que ele chegue com segurança e baixo custo até o cliente. 

Essa condução deve ser feita de forma otimizada, para que você gaste menos gasolina no transporte. 

Com o produto levado até o cliente de forma rápida e segura, a credibilidade da empresa será positiva na web e no ramo de negócios. 

Qual o lucro de um caminhão por mês?

Um caminhão médio pode gerar um líquido mensal de R$40.000 ou até mais. 

Quanto custa 1 km de frete de caminhão?

Custa R$6,36.