Fases da logística

fases da logistica

Fases da logística

Muitas pessoas, quando pensam no termo “logística”, logo imaginam a tarefa de distribuir produtos, não é mesmo? A verdade é que a logística vai muito além disso, havendo também as tarefas de armazenamento e manuseio nos seus processos, por exemplo. 

Além disso, a logística é dividida em fases, de modo que os seus processos sejam ainda mais otimizados e alcancem maior eficiência. Então, vamos descobrir quais são as fases da logística? Explicaremos tudo, no texto, a seguir.

Fases de Evolução da Logística

A logística é uma palavra que tem origem grega e significa “organização”. Ela também tem relação com a palavra “logistique”, que é francesa e significa “planejamento”. Portanto, desde o início, a palavra logística apresenta esse significado, apesar da sua evolução ao longo dos anos. 

O início 

A primeira fase da evolução é chamada de “o início”. Até hoje, não se tem uma data precisa quanto ao surgimento desse conceito. Porém, sabe-se que Alexandre, o Grande, em 310 a.C., utilizou técnicas de logística para obter êxito durante as guerras.

Por exemplo, havia processos de planejamento, distribuição e manutenção bem estabelecidos, tanto das tropas quanto das munições e dos mantimentos. Assim, não ocorriam “faltas”, nem de soldados e nem de comida e água. Dessa forma, Alexandre, o Grande, conseguiu expandir seu território.

Posteriormente, a logística evoluiu com o transporte de produtos agrícolas, o qual era realizado pelos próprios consumidores. Nos anos seguintes, quando as famílias, que antes produziam apenas para consumo próprio, passaram a trocar os excedentes de produção, a logística se tornou um pouco mais avançada. 

Assim, os conceitos de armazenagem, estoque e transporte começaram a ser aplicados. Portanto, no início do século XX, a logística se limitou apenas ao transporte e distribuição de produtos agrícolas. 

Já em 1940, os conceitos de logística foram aplicados na Segunda Guerra Mundial. Com isso, o transporte de materiais bélicos e de suprimentos foi realizado a partir das estratégias de logística. Após a guerra, implementou-se a integração das áreas de suprimentos e distribuição, havendo ainda mais o desenvolvimento da logística.

Leia nosso artigo completo sobre a Logística 5.0.

Integração rígida 

A segunda fase se chama “integração rígida”, e iniciou quando a sociedade começou a exigir o consumo de uma maior variedade de produtos. Nesse mesmo período, houve o aumento da quantidade de estoques, havendo a necessidade de desenvolver estratégias para não perder produtos.

Nesse período, houve uma otimização dos processos, assim como uma integração das atividades, apesar de também existir uma grande rigidez na aplicação da logística. Os processos, por exemplo, não “podiam” ser alterados em tempo real. 

Além disso, o mesmo planejamento definido inicialmente não era alterado conforme as necessidades, o que tornava tudo ainda mais rígido. 

Melhorias na cadeia de suprimentos 

A terceira fase é a “melhorias na cadeia de suprimentos”. Após a Segunda Guerra Mundial, se percebeu, ainda mais, a importância da logística. Nesse período, houve a implementação, por exemplo, do código de barras. Assim, a identificação e a localização dos produtos se tornaram muito mais fáceis.

Com isso, os processos também ficaram mais baratos, diminuindo, consequentemente, os custos dos processos. Além disso, o avanço da tecnologia também ajudou bastante na evolução da logística, havendo o desenvolvimento de cálculos logísticos.

Isso fez com que as atividades de administração de materiais, distribuição e armazenamento se tornassem mais precisas, com redução de custos, otimização de tempo e bastante organização. 

Alguns conceitos da logística também foram criados e desenvolvidos nesse período, como “just in time”, estoque zero e integração dos processos da logística. Tais conceitos facilitaram a adaptação das empresas ao mercado. 

O desenvolvimento da logística

Nessa fase, os conceitos de logística se popularizaram nas empresas brasileiras, principalmente após a estabilização da economia do Brasil com a implementação do Plano Real, em 1994. 

Antes disso, as empresas brasileiras tinham um foco voltado somente para a redução de custos, não considerando as diversas estratégias de logística existentes. Por isso, o Brasil é um país atrasado quanto à evolução da logística.

Nessa mesma fase, o conceito da Gestão de Cadeia de Suprimentos (SCM) foi implementado e amplamente desenvolvido. Com isso, as estratégias de logística passaram a ser usadas em todos os estágios de um processo produtivo, desde a produção até a distribuição de bens, ou melhor, da matéria-prima até a chegada ao cliente final.

Além disso, o estudo da logística, assim como a sua implementação foi dividida em inbound (compra de matéria-prima) e outbound (distribuição de produtos acabados). Com isso, a logística passou a dar total apoio à produção. 

Logística 4.0

A logística 4.0 é a última fase e está ligada à quarta revolução industrial. Essa fase conta com o apoio da computação em nuvem, a Internet das Coisas (IoT), a Big Data e a Inteligência Artificial (IA).

Algumas das ferramentas desenvolvidas na fase da logística 4.0 foram os sensores e os sistemas de controle e otimização dos processos produtivos. Assim, a tecnologia faz simulações a partir de um raciocínio robotizado e aplica a melhor tomada de decisões, diminuindo erros e, consequentemente, prejuízos.

 

Fases de Evolução da Logística

 

Tendências e Desafios para o futuro

A logística é repleta de tendências e todas são voltadas para a evolução tecnológica e as demandas da sociedade atual. As tendências da logística para o futuro são:

  • Big Data: consiste na coleta de um grande número de dados e na análise de todos eles, como forma de otimizar as operações e prever tendências de mercado, por exemplo; 
  • Entrega autônoma: se refere ao uso de veículos autônomos para a realização de entregas, sejam robôs ou drones, com foco na diminuição do tempo da entrega; 
  • Omnichannel: integração de vários canais de venda, sejam online ou offline, com foco em oferecer uma melhor experiência para o cliente, proporcionando maior flexibilidade e personalização; 
  • Internet das Coisas (IoT): consiste no uso de sensores de monitoramento, que oferecem informações sobre localização, status e outros sobre as mercadorias, em tempo real; 
  • Inteligência Artificial (IA): se refere ao uso de robôs para armazenamento de produtos, separação de pedidos e transporte de materiais acabados;
  • Automatização: consiste no uso de sistemas automatizados para otimizar o processo de entrega, prever demandas, entre outros; 
  • Logística sustentável: consiste no uso de embalagens ecológicas e outros itens de material sustentável. 

Além disso, os desafios da logística para o futuro são a segurança e a privacidade de dados, uma vez que as informações dos clientes e os dados de logística são digitalizados. Ademais, houve a necessidade de aumentar o investimento em tecnologia, tornando a abertura e o crescimento de novas empresas mais dispendiosos.

Por fim, é fundamental que as cadeias de suprimentos das empresas sejam mais resilientes devido ao aumento de riscos no mercado. As crises podem ser relacionadas com problemas geopolíticos, pandemias, entre outros. 

Quais são as 5 fases da logística?

Para otimizar as atividades da empresa, é importante implementar as 5 fases da logística. Vale ressaltar que podem haver ramificações de cada uma das cinco fases, dependendo do produto ou serviço prestado pela empresa. 

Porém, de forma mais específica, as fases da logística são divididas em: recebimento da mercadoria, movimentação, armazenagem, separação e expedição. Vamos falar melhor sobre cada uma delas?

Saiba tudo sobre a ERP Logística com nosso artigo.

Recebimento de mercadoria

A fase de recebimento de mercadoria consiste na chegada da mercadoria à empresa. Para receber a mercadoria, recomendamos que deixe a doca disponível, assim como o armazém. Após o recebimento, você deve conferir a mercadoria e identificá-la, antes de levá-la ao estoque. 

Portanto, o recebimento da mercadoria deve ser feito de forma adequada a fim de diminuir a chance de erros ou problemas no futuro. Tal procedimento ajuda também na diminuição de prejuízos e/ou atrasos nos processos de produção.

Movimentação

Em primeiro lugar, os produtos precisam ser manuseados com segurança a fim de prevenir qualquer tipo de acidente e possíveis danos. Para isso, recomendamos o uso do maquinário adequado e o apoio de profissionais qualificados para tal atividade.

As mercadorias também precisam ser organizadas de forma adequada no armazém para facilitar a movimentação das cargas no espaço. Vale ressaltar que alguns sistemas de logísticas otimizam essa tarefa de movimentação.

Armazenagem

Os produtos devem ser armazenados em um local seguro da empresa. Além disso, esses produtos precisam ficar organizados de forma estratégica com foco na otimização. Os produtos que mais circulam, por exemplo, devem ficar mais acessíveis ou mais perto da saída.

Alguns programas de logística podem ajudar bastante nessa tarefa de armazenamento dos produtos, indicando os melhores lugares para que esses fiquem armazenados e apontando as modificações necessárias para melhorar o armazenamento. 

Separação

Muitos profissionais também chamam essa etapa de “picking”. Ela consiste em separar os itens para a realização da entrega. Se as fases anteriores forem seguidas da forma correta, o processo de separação se torna mais simples e rápido.

Recomendamos que você separe os produtos em categorias. Alguns programas de logística conseguem ajudar na separação dos materiais, informando a quantidade de cada produto, assim como as suas respectivas localizações no armazém. Assim, o processo de separação se torna mais rápido e as chances de erros diminuem. 

Expedição

A expedição é a última fase da logística. Nessa fase, a precisão é importante, principalmente em relação ao prazo de entrega e ao cuidado com o produto a ser entregue. Além disso, os documentos de entrega devem ser devidamente conferidos, assim como a situação do produto. 

Por fim, o roteiro de entrega precisa ser eficiente para diminuir os custos, conseguir cumprir o prazo combinado e deixar o cliente satisfeito. Para isso, alguns programas de logística podem ajudar. 

Veja também nosso post completo sobre a CRM Logística.

Quais os 4 principais tipos de logística?

Além de fases, a logística também conta com tipos, incluindo produção, distribuição, suprimentos e logística reversa. Os 4 principais tipos de logística estão listados, a seguir:

  • Logística de produção: consiste no acompanhamento de toda a produção da empresa, desde o recebimento da matéria-prima até a distribuição do produto acabado. Nesse tipo de logística, são aplicadas estratégias para produzir produtos de qualidade em um menor período de tempo; 
  • Logística de distribuição: se refere ao planejamento das entregas, considerando a rota e o rastreamento da entrega, a reposição dos produtos no armazém, entre outros. É a partir desse tipo de logística que o produto chega ao consumidor final; 
  • Logística reversa: se refere ao processo de logística que considera a sustentabilidade, sendo responsável pelo reaproveitamento de matéria-prima ou de material e pela tarefa de troca ou devolução do produto; 
  • Logística de suprimentos: é o tipo de logística responsável por organizar a quantidade de suprimentos necessários para a produção de um novo produto. Nesse tipo de logística, deve-se buscar diminuir os custos e otimizar os processos. 

As empresas costumam apresentar esses 4 principais tipos de logística em sua gestão, uma vez que contam com processos voltados à produção, distribuição, aquisição de suprimentos, reaproveitamento de matéria-prima e troca ou devolução de produtos.  

níveis de logística

Quais os níveis de logística?

Os níveis de logística são divididos em três categorias. Esses níveis são referentes ao planejamento e execução das tarefas em uma organização. Dessa forma, os níveis de logística estão listados, a seguir:

  • Logística estratégica: define metas, políticas e diretrizes que orientam os processos logísticos de longo prazo. Por exemplo, o planejamento da cadeia de suprimentos; 
  • Logística tática: aplica estratégias de otimização de processos e recursos de médio prazo. Por exemplo, seleção de fornecedores; 
  • Logística operacional: assegura que as tarefas logísticas sejam eficientes no curto prazo. Por exemplo, o controle de estoque.

Então, você ficou satisfeito em descobrir quais são as fases da logística? Se curtiu o nosso conteúdo informativo, comente e compartilhe!