ERP Logística

erp logistica

ERP Logística

O ERP vem sendo importantíssimo em qualquer empresa, já que consegue fazer uma ótima gestão de recursos financeiros, podendo melhorar os custos e ganhos em vários setores. 

Se procura saber mais, nós iremos esclarecer todas as dúvidas e qual a sua importância na empresa de logística. 

Com isso em mente, tenha bastante atenção nas respostas que deixamos. 

O que é sistema ERP na logística?

O ERP na logística é um sistema de gestão integrado que é utilizado para controlar, melhorar e otimizar as atividades que são feitas na cadeia de suprimentos de uma empresa.

Essa sigla tem como intuito criar uma abordagem que visa planejar a organização eficiente dos recursos empresariais. Tudo isso é feito através de um software, pois ajuda muito nos cálculos para ter uma boa gestão de suprimentos. 

Com o uso da ferramenta o gestor consegue obter uma visão mais ampla e atualizada de todas as informações relevantes dentro da empresa, facilitando a tomada de decisões e mantendo eficiência e a qualidade das operações logísticas.

Tudo isso é possível porque o ERP na logística faz com que haja uma melhor integração dos dados de todos os setores envolvidos no processo de entrega de produtos. Isso inclui estoque, compras, vendas, produção, transporte, faturamento e entre outros meios de gestão.

Leia também nosso artigo completo sobre CRM Logística.

Por que contar com um ERP logístico?

ERP é necessário em qualquer empresa média ou grande de logística, pois ajuda a ter uma melhor organização dos estoques e também faz com que gere mais lucro com o passar do tempo. 

Auxílio na tomada de decisões

Ele é capaz de melhorar as tomadas de decisões dentro de cada setor da empresa com a ajuda da automatização de processos e fornecimento de cálculos mais precisos.

Isso faz com que os funcionários percam menos tempo em atividades que demandam mais esforço mental.

Também elimina erros e desperdícios que podem ser causados por um cálculo errado. Assim, a empresa terá mais lucros com uma boa gestão de tempo e menos gastos com matéria prima. 

Melhor controle de estoque

Se o ERP for bem utilizado dentro da sua empresa, o gestor terá uma visão mais clara e atualizada do estoque, prevenindo a falha, falta e excesso de produtos em prateleiras. 

Isso ocorre e é possível quando o gestor faz um bom planejamento, avaliando a data e produtos que mais vendem em determinados locais. Dessa forma, não haverá desperdício de matéria prima, já que poderá vender muito bem os recursos produzidos. 

Essa ferramenta também facilita o planejamento e a gestão do reabastecimento, levando em conta a demanda, os prazos e os custos envolvidos na produção para vendas. 

Redução de custos

O ERP é essencial na redução de custos, pois ajuda a otimizar os processos de estoques, dando um transporte melhorado, armazenagem mais organizada e também fornece as embalagens ideais para determinado tipo de produto. 

Com essas vantagens, a empresa poderá gastar menos gasolina no transporte com um bom sistema de rotas, menos matéria prima e menos tempo com um ótimo processo de estoque. 

Outro ponto positivo é que o sistema aprimora o controle financeiro ao integrar contas a pagar e a receber, melhorando o fluxo de caixa. 

Controle sobre processos internos

O ERP também ajuda bastante no controle de processos internos na empresa, já que essa tecnologia tem acesso a quase tudo dentro da empresa, melhorando as normas e objetivos estratégicos. 

Esse sistema facilita muito o rastreamento das atividades dos funcionários, rastreamento de chegada e também permite a realização de auditorias para promover a melhoria geral da empresa. 

Aumento de produtividade

A integração do ERP na logística diminui qualquer esforço necessário na execução de atividades, por isso é essencial no quesito produtividade. 

O ERP ajuda muito no transporte de produtos e organização de estoque, tornando o trabalho no dia a dia mais fácil e produtivo. 

Isso ocorre porque essa ferramenta é ótima no auxílio de estratégias e planejamentos de trabalho que são benéficos para a empresa. 

vantagens de um sistema ERP na logística

Quais as vantagens de um sistema ERP na logística?

Esse sistema melhora muito a qualidade e produtividade de trabalho dentro de uma empresa, pois ajuda no planejamento e na gestão de tarefas logísticas de um determinado setor. 

Também ajuda a escolher e se manter atualizado sobre as melhores ferramentas que ajudam na logística, principalmente se tratando de logística 5.0. 

Assim, a empresa conseguirá produzir mais e também fará com que o pedido chegue mais rápido e de forma segura até o cliente. 

Dessa forma, a empresa conseguirá obter mais lucros com ótimos meios de trabalhos e planejamentos que são feitos com a ajuda da ferramenta.

Veja nosso artigo sobre os Caminhões de logística.

O que é um ERP exemplo?

O Nomus ERP Industrial é um exemplo de ferramenta que pode ser utilizado em pequenas e médias empresas.

Essa ferramenta ajuda no rastreamento de produção e ajuda no planejamento, para que os custos de produção para estoque sejam reduzidos. 

Ela também possui uma tabela de preço de todos os produtos, mostrando qual é o período onde há picos de vendas e onde existem baixas de venda de todos os produtos da empresa. 

Ao analisar isso, o gestor poderá planejar e investir em produtos ideais nas datas certas, para que haja custo de produção ideal, tornando as vendas mais certeiras, evitando excesso e falta de produtos. 

Quais são os ERPs mais usados?

Os ERPs mais usados atualmente são: SAP, TOTVS e Omie.

Qual a diferença de um ERP e CRM?

O ERP tem a função de analisar o sistema financeiro da empresa, ajudando a ter melhor controle dos gastos e ganhos. 

Para isso, esse sistema ajuda a ter um melhor gerenciamento de estoque, produção e segurança, para que o produto seja enviado na embalagem certa. Dessa forma, a empresa evita gastos desnecessários. 

Já o CRM tem como função manter contato direto com o cliente, para que possa ser informado sobre uma possível troca ou também sugestões de outros produtos. 

A principal função do CRM é manter o cliente informado sobre a localização e também estado atual do pedido, oferecendo o dia exato que o pedido será entregue. 

Como um ERP funciona?

Funciona através de tabelas automatizadas que fazem alguns cálculos de produção e gastos dentro da empresa, ajudando a gerir melhor o estoque no geral. 

A sua função principal é reduzir os gastos e aumentar o lucro melhorando a produtividade em todos os setores logísticos da empresa.

Qual a diferença entre ERP e software?

A principal diferença é que o ERP é um tipo de software, enquanto o software engloba vários aplicativos que podem ser usados para facilitar atividades de trabalho. 

O ERP deve ser usado com o ser humano para que possa fazer cálculos gerais dentro de uma empresa. 

Analisamos também o Software de Logística para você.

Módulos importantes de um ERP para logística

ERP para logística

No geral existem 3 tipos importantes de módulos de um ERP que são essenciais em qualquer empresa. Confira abaixo. 

Gerenciamento financeiro: é um componente essencial pois monitora contas a pagar e a receber e também auxilia na administração geral sobre finanças da empresa, fornecendo uma visão clara da situação financeira atual e das projeções futuras.

Gerenciamento de Compras: esse módulo aprimora a eficiência na aquisição de matéria prima, fazendo com que a empresa produza os materiais necessários para determinado período. Além disso, ela também ajuda na preparação e envio de pedidos. 

Gerenciamento de risco: esse módulo utiliza inteligência artificial para aprimorar os controles financeiros. Ele ajuda os funcionários a prevenir vazamentos de dinheiro e também a proteger contra riscos emergentes, economizando horas de trabalho manual.

Esses são alguns dos módulos que são necessários em qualquer tipo de empresa, seja média ou grande.